default-header_site-1-1-1 (2) (1)

Formação

A MISSÃO

Querido povo de Deus! Ser convidada a refletir sobre missão é convite de um Deus apaixonado por nós. Partilho com vocês uma pequena reflexão, sobre a pérola da palavra “missão” que não se encontra nos escritos bíblicos, mas ambos os testamentos falam da fé e do testemunho. Na Palavra  de Deus, sempre Deus provoca o dinamismo de “saída”. Tanto que no Antigo Testamento,  missão é “convite” (Gn 12,1-3) e no Novo Testamento é “envio” (Mt. 28,19).

Segundo David Jacobus Bosch, teólogo sul-africano, autor do livro Missão Transformadora, depara-se com algumas dificuldades no Antigo Testamento pelo motivo de não haver crentes sendo enviados por Deus “além fronteiras” a fim de conquistar outras pessoas para a fé em Javé.

É Deus quem convida todos, os de perto e os de longe, a peregrinar no Monte Sião, para ouvir a Lei e a Palavra, intervindo na história do seu povo, já que Israel, o povo eleito, não se dirigia aos povos pagãos desde a sua origem até o período do exílio na Babilônia, no século VI a. C. O povo pagão é que ti

nha que fazer a peregrinação até Israel. Deus, então, marca o Monte Sião como o lugar central para realizar uma assembleia com a humanidade inteira (Isaías 2,2-4).

Sérgio Bensur no artigo “A Missão no Antigo Testamento” cita vários textos paralelos a centralidade do povo de Israel, que não quer ir a todas as gentes. O profeta Miquéias 4, 1-5, narra uma visão universal e determina uma nova ordem /mundial alicerçada na justiça e na paz, eliminando a guerra e transformando as armas em ferramentas de trabalho e vida para todos.  Javé se deixa conhecer entre as nações nesta peregrinação escatológica, uma gigantesca procissão de seus fiéis no monte do Templo. São referências bíblicas também: Sl 93,1, Is 14,32; Sl 46,6; Dt 16,2; Sl 76, 3.4a.

A experiência de “missão” não é o povo sair de Israel ao encontro dos povos, mas deve deixar sair de dentro dele, para ouvir a Lei e a Palavra de Javé.

Papa Francisco, na Evangelli Gaudium, (EG 273), convida todos os cristãos a renovar o seu Encontro pessoal com Cristo e que nos faz bem voltar para Ele, quando nos perdemos.  Assim, “a missão no coração do povo não é parte da minha vida, ou um ornamento que posso colocar de lado, ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não podemos arrancar do meu ser, se não quero me destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG 273). Renovemos nossas forças como a águia (Is 40,31) neste tempo tão difícil onde viver, cuidar e amar a VIDA É MISSÃO!

Maria Lúcia Cabral_ Instituto MILMAR

Shopping Basket
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de secretaria está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?